terça-feira, 5 de abril de 2011

Longanimidade: Um dos Frutos do Espírito

A longanimidade engloba a paciência, persistência, constância e permanência.  É uma resposta ativa à oposição, e não uma resignação passiva ao inevitável. Uma palavra importante tanto no hebraico quanto no grego, “Longanimidade” é um atributo de Deus (Mas tu Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade. Sl 86:15) , parte do fruto de Espírito Santo  (Mas o fruto do espírito: é amor, alegria, paz,longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gl 05:22 e 23) e uma atitude que todas as pessoas devem ter (O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 1 CO 13:04).
A palavra Longanimidade provém do grego makrothymia que significaânimo longo”- Aplicada com uma maior frequência a Deus.
E a palavra Paciência provém do grego hupomone, lit. “Suportar debaixo de” – Colocar sobre si um fardo e transformá-lo em glória. (A Bíblia da Mulher)
O dicionário Aurélio traz o significado de Longanimidade que significa firmeza de ânimo.
Então ser paciente é ao mesmo tempo ser constante, durável, inabalável. Mas antes de tudo precisamos reconhecer que para sermos tudo isso, precisamos reconhecer que não provêm da nossa força, mas sim da força do Santo Espírito de Deus, pois apenas o Senhor é responsável para que brote tais frutos em nossa vida, só por meio do amor de Deus podemos ter um coração forte para afastar a fúria e a impaciência.
Vale destacar que somente Deus pode ser completamente longânimo. Só o Senhor é “tardio em irar-se”, agora nós como Cristãos podemos nos tornar longânimos pelo poder do Espírito Santo, pois aqueles que andam e vivem no Espírito conseguem desenvolver uma paciência que até as circunstâncias mais difíceis não conseguem retirar, e que ninguém consegue frustrar.
Por isso é muito importante amados que andemos no Espírito para que não venhamos deixar que qualquer fator venha retirar nossa paz e a nossa paciência. 

Que a paz do Senhor seja convosco
Laura Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário